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         Derivada das palavras gregas psykhé (alma, mente) e lógos (razão, saber), a Psicologia é a ciência que estuda o psiquismo e busca compreender o ser humano em sua complexidade, isto é, um ser cuja dimensão psíquica é construída por fenômenos biológicos e sociais, sendo a subjetividade uma construção biopsicossocial.

       O psicólogo busca intervir junto aos indivíduos, grupos e instituições com o objetivo de promover o bem-estar, o desenvolvimento pessoal, coletivo e institucional. O mercado de trabalho para Psicologia está cada vez mais amplo nos últimos tempos. Essa crescente demanda reflete a sua importância na sociedade, uma vez que as relações sociais são repletas de diversidades e singularidades e isso leva a psicologia a desempenhar o seu papel de forma necessária e atuante. Hoje, o mercado entendeu que essa é uma profissão-chave para modelar processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação.  Abrindo assim um leque de espaços e áreas de atuação bastante diversificados.  Dentre elas, podemos destacar as seguintes:

Psicologia Escolar/Educacional

Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se dêem as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia para a compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural;

 

Psicologia de Trânsito

Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores, entre outros;

 

Psicologia Jurídica  

Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Para tanto, sua atuação é centrada na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Contribui para a formulação, revisões e interpretação das leis.

 

Psicologia do Esporte  

Desenvolve ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes. Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times;

Psicologia Clínica

Atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa.

Psicologia Hospitalar  

Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde. Atender pacientes hospitalizados e seus familiares. Ao lado de outros profissionais, como médicos, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.);

Psicopedagogia  

Atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto;

Psicomotricidade 

Atua nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, supervisão, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializado, visando a preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas;

Psicologia Social  

O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social. Neste sentido operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da Psicologia. Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população;

Neuropsicologia  

O psicólogo que dessa área atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Psicologia da saúde 

Considerando os contextos sociais e culturais nos quais se insere, estabelece estratégias de intervenção com populações e grupos específicos, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos indivíduos, famílias e coletividades. Desenvolve ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde junto a usuários, profissionais de saúde e ambiente institucional, colaborando em processos de negociação e fomento a participação social e de articulação de redes de atenção à saúde.

Avaliação psicológica 

Atua nos diversos campos de aplicação da Avaliação Psicológica. Avalia fenômenos psicológicos de ordem cognitiva, comportamental, social e afetiva em diferentes contextos. A(O) especialista em Avaliação Psicológica compreende estudos aprofundados sobre fundamentos, métodos e técnicas de obtenção e análise integrativa de informações para avaliação de fenômenos, processos e construtos psicológicos, visando a orientar práticas profissionais nos principais campos de atuação da(o) psicóloga(o). 

Fonte: Conselho Federal de Psicologia, 2021

Para saber mais sobre a formação, profissão e atribuições das áreas de atuação acesse:

https://site.cfp.org.br/legislacao/leis-e-normas/

http://www.abepsi.org.br/formacao/estagio/

 

O CURSO

Integrada ao contexto da região do Submédio do São Francisco e suas redondezas, o curso de Psicologia da FACESF vem atender a uma demanda de psicólogos na região, atualmente deficitária em serviços de Psicologia. Neste sentido, um dos objetivos principais do curso é formar profissionais aptos à bem atender as demandas e as diversidades humanas e sociais da área.

O curso de Psicologia da FACESF foi estruturado com foco em duas grandes ênfases: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde e Psicologia e Processos Clínicos. Além disso, a FACESF oferece a estrutura adequada para a realização das atividades de formação do futuro psicólogo, contando com uma clínica voltada à formação profissional dos alunos de Psicologia e à prestação de serviços especializados à comunidade dos municípios do Sertão do Submédio do São Francisco e região.

Vale salientar que a matriz curricular do curso foi cuidadosamente elaborada para formar psicólogos voltados para a atuação profissional e para o ensino de Psicologia, numa perspectiva generalista e interdisciplinar, integrados com os programas de ensino, pesquisa, extensão e gestão a nível nacional e internacional. O futuro profissional de Psicologia formado pela FACESF terá conhecido e vivenciado atividades na área de educação, no campo jurídico, social e organizacional, hospitalar e da saúde, estando preparado para atuar nos contextos mais diversos de acordo com a formação generalista oferecida pelo curso de psicologia da FACESF.

 

 

Duração do curso

05 Anos 

 

COORDENAÇÃO DO CURSO 

 

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Profa. LUCIMARY BEZERRA FLORENTINO ALVES SERAPIÃO
Coordenadora do Curso de Psicologia

                Formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela UFPE, em Terapia Cognitiva pelo NTBA/FACCAT e Neuropsicologia pelo INAP/INIFESP. Conselheira no Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco / CRP 02 – Gestão 2013/2016 e Gestão 2016/2019. Experiência na Docência do Ensino Superior; como Psicóloga Escolar e com consultoria em Psicologia Educacional e acompanhamento psicológico a crianças e adolescentes com dificuldades educativas especiais; Avaliação psicológica, psicopedagógica e Orientação Profissional; planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos e sociais. Atualmente é membro colaboradora do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - CRP 02 nas comissões: gestora da subsede sertão do São Francisco, de comunicação e de interiorização. Delegada interiorana da associação de terapias cognitivas de Pernambuco – ATCPE – Gestão 218-2021. Atua nas áreas da psicologia clínica e neuropsicologia (avaliação e reabilitação neuropsicológica), docente no colegiado de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do São Francisco – FACESF e na pós-graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco – FACESP. Professora-pesquisadora, com o grupo de pesquisa NIHAB (FACESF) e interesse de pesquisa nas áreas de neurodesenvolvimento, inclusão e habilidade cognitivas e socioemocionais e envelhecimento humano.

 

CORPO DOCENTE

 

 

DOCENTE  TITULAÇÃO  REGIME
Ma. ADRIANA CAMPOS RODRIGUES MIRON MESTRA INTEGRAL
Ma. ANA ROSA BRISSANT DE ANDRADE MESTRA PARCIAL
Dra. DÉBORA ALVES DE AMORIM DOUTORA INTEGRAL 
Ma. LIBERALINA SANTOS DE SOUZA GONDIM MESTRA PARCIAL
ESP. LUCIMARY BEZERRA FLORENTINO ALVES SERAPIÃO       ESPECIALISTA         INTEGRAL    
ESP. MARIA SILVÂNIA DE MELO ESPECIALISTA PARCIAL 
Ma. LUCIANA MARINHO FERNANDES DA SILVA MESTRA INTEGRAL
Me. MÁRCIO RUBENS DE OLIVEIRA MESTRE  INTEGRAL
ESP. NATHALY FERRAZ QUEIROZ SILVA
ESPECIALISTA INTEGRAL
ESP. MARIA JACKELINE GOMES DOS SANTOS
ESPECIALISTA INTEGRAL
ESP. LUIZ ARAÚJO FLORENTINO JÚNIOR ESPECIALISTA INTEGRAL
ESP EMMANUELLE ALVES SANTOS ESPECIALISTA  INTEGRAL

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR - ÊNFASE EM PSICOLOGIA

Componentes Curriculares

C/H

C/H

C/HTotal

Teórica

Prática

1º PERÍODO

História e Sistemas em Psicologia

60

60

Produção Textual Acadêmica

45

45

Bases Antropológicas da Psicologia

45

45

Processos Psicológicos Básicos

75

75

Bases Filosóficas da Psicologia

60

60

Anatomia Humana

60

60

TOTAL

330

0

345

2º PERÍODO

Metodologia Científica

45

45

Sistemas e Teorias – Comportamental e Cognitivista

60

15

75

Psicologia do Desenvolvimento

60

60

Psicofisiologia

75

75

Bioestatística

45

45

Processos Cognitivos

45

15

60

TOTAL

330

30

360

3º PERÍODO

Psicologia da Infância

60

60

Sistemas e Teorias – Gestalt e Humanismo

60

60

Métodos de Pesquisa em Psicologia

60

60

Psicologia Escolar e da Aprendizagem

75

75

Ética e Bioética

60

60

Prática Integrativa I

15

45

60

TOTAL

300

45

375

4º PERÍODO

Sistemas e Teorias – Psicanálise e suas Correntes

60

60

Psicologia Social

75

75

Psicologia da Adolescência e Adultos

75

75

Fundamentos da Psicopatologia

75

75

Estatística Aplicada em Psicologia

60

60

TOTAL

345

0

345

5º PERÍODO

Psicologia Hospitalar e da Saúde

60

15

75

Psicopatologia Psiquiátrica

60

60

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I

60

15

75

Psicologia Clínica

60

15

75

Psicologia da Personalidade

60

60

Prática Integrativa II

15

45

60

TOTAL

315

90

405

6º PERÍODO

Psicologia Organizacional e do Trabalho

60

15

75

Psicologia Comunitária

60

15

75

Teorias e Técnicas de Dinâmica de Grupo

45

30

75

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II

60

15

75

Neuropsicologia

60

60

Psicologia Jurídica

60

15

75

TOTAL

345

90

435

7º PERÍODO

Eletiva I

60

60

Técnicas de Exames Psicológicos I

60

15

75

Teorias e Técnicas Psicoterápicas III

60

15

75

Psicofarmacologia

60

60

Prática Integrativa III

15

75

90

TOTAL

300

105

360

8º PERÍODO

Técnicas de Exames Psicológicos II

60

15

75

Eletiva II

60

15

75

LIBRAS

45

45

Ênfase Curricular I

60

60

Ênfase Curricular II

60

60

TOTAL

285

30

315

9º PERÍODO

Ênfase Curricular III

60

60

Ênfase Curricular IV

60

60

Psicologia Ambiental

45

45

TCC I

60

60

Estágio Supervisionado Específico I

300

300

TOTAL

225

300

525

10º PERÍODO

Ênfase Curricular V

60

60

Ênfase Curricular VI

60

60

Diversidade Étnico-Raciais

30

30

TCC II

60

60

Estágio Supervisionado Específico II

300

300

TOTAL

210

300

510

       

Carga horária

2985

990

3975

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

Eletiva I

Eletiva II

CH TEÓRICA

60h

CH PRÁTICA

CH TOTAL

60h

CH TEÓRICA

60h

CH PRÁTICA

15h

CH TOTAL

75h

Português Instrumental

Psicodrama

Psicologia e Sexualidade

Psicologia do Esporte

Psicologia e Educação Especial

Psicologia do Trânsito

 

DISCIPLINAS DAS ÊNFASES CURRICULARES

Ênfases

Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde

Psicologia e Processos Clínicos

Disciplinas

Ênfase Curricular I

Psicologia Institucional

Saúde Mental e Clínica Ampliada

Ênfase Curricular II

Psicologia e Políticas Públicas de Saúde

Psicodiagnóstico

Ênfase Curricular III

Saúde Coletiva

Aconselhamento Psicológico

Ênfase Curricular IV

Saúde e Qualidade de Vida

Psicoterapia Breve

Ênfase Curricular V

Plantão Psicológico

Ludoterapia

Ênfase Curricular VI

Acompanhamento Psicológico no Tratamento e Prevenção em Dependência Química

Teoria do Desenvolvimento Emocional de Winnicott